Qual o significado de liderança na sua empresa?
Para Paulo Leitner liderança tem três siginificados diferentes: Pode ser um conjunto de comportamentos de um líder. Pode ser o grupo de líderes de uma empresa. E pode ser uma cultura. Neste artigo ele aborda um pouco mais estes três conceitos de liderança e a importância de trabalhá-los de forma coordenada e intencional.
Costumo dizer que liderança é um termo que pode ser usado para referenciar três coisas distintas:
- São comportamentos que um líder demonstra;
- É o conjunto de líderes de uma empresa;
- É um traço cultural de uma empresa.
Neste artigo falo um pouco sobre estes três aspectos que geralmente não são tratados de forma coordenada. Saber articular estes pontos é o segredo que faz destravar todo o potencial que a liderança pode exercer em uma empresa.
Liderança é um conjunto de comportamentos do líder.
Geralmente quando falamos sobre a capacidade de liderança de uma pessoa estamos nos referindo a um conjunto de comportamentos que identificam aquela pessoa como um bom líder. Seja a forma como esta pessoa se comunica, se conecta, dá propósito a empreitadas, enfim. Um bom líder possui comportamentos que são observáveis por seus liderados. Gosto da definição do professor Vicente Falconi do que é um líder:
"O bom líder é aquela pessoa que atinge consistentemente seus objetivos, fazendo isso junto e através através de seu time, e agindo de maneira correta."
A partir desta definição podemos inferir que o líder então é aquele que tem como foco o resultado, pois ele consistentemente bate as metas. Podemos inferir também que ele tem uma excelente relação com seu time, pois é através do esforço coletivo que as metas são atingidas. Ele também parece ter um bom senso de ética e respeito, pois faz isso da maneira correta.
Podemos passar horas aqui fazendo suposições sobre os comportamentos do líder a partir da definição do Prof. Falcon, mas acho que até aqui já provei meu ponto. Liderança é um conjunto de comportamentos observáveis de um líder. E neste sentido não existe um playbook pronto. Cada empresa pode criar seu conjunto de valores e treinar sua equipe nestes comportamentos. É assim que se forma um líder. Não é complexo.
Liderança é o conjunto de líderes de uma empresa.
Podemos entender a liderança também como o grupo formado pelos líderes de uma empresa. Isso é bem diferente de entender a liderança como um conjunto de comportamentos, como foi na parte anterior deste artigo.
Se entendermos que liderança é o conjunto composto por líderes, começaremos a entender também que precisamos cuidar da dinâmica deste grupo. Não podemos nos preocupar apenas com os comportamentos individuais, mas também com os coletivos. Como a liderança da sua empresa se porta em grupo?
- São competitivos ou são colaborativos?
- Se preocupam com os problemas nas outras áreas ou existem silos e cada um que cuide de seu problema?
- Existem panelinhas?
- Existe aquela divisão entre "velha-guarda" e a turma nova do mercado?
Estes são alguns questionamentos que mostram um pouco da ideia de cuidar da dinâmica do grupo de líderes. E para este cuidado existe técnica. Podemos formar o grupo de líderes nas melhores práticas para que esta dinâmica do grupo potencialize os comportamentos individuais.
Em uma analogia brusca, é como um time de futebol. Cada um deve ter o seu conjunto de habilidades individuais em campo (comportamentos do líder), mas estas habilidades só vão brilhar se o time como um todo estiver em harmonia e sintonia.
Com a liderança acontece o mesmo. Adianta pouco termos líderes bem preparados se o time não está harmonioso.
Liderança como cultura.
A terceira forma de enxergarmos a liderança é pela perspectiva cultural. E cultura, para mim, é a forma como a empresa faz as coisas. A forma como ela mede e lida com os resultados, a forma como ela promove ou não o equilíbrio entre vida pessoal e profissional e etc.
Uma empresa cuja cultura preza por resultados, por exemplo, geralmente é rica em gráficos, análises, relatórios sobre vendas, CAC, churn e etc. Certo? Geralmente o CEO se debruça nestes números e sabe de cor a tendência das coisas.
Uma empresa cuja cultura preza por um bom clima geralmente tem uma pesquisa de clima recorrente, com divisão de departamentos para podermos ter bastante granularidade para enxergar o exato ponto de dor e assim atuar de forma precisa. Certo?
Uma empresa cuja cultura presa pela meritocracia geralmente terá uma avaliação de desempenho bastante robusta, com 9box´s coloridos, curvas forçadas, PDI´s para geral e a turma do RH terá isso como sua bússola para o desenvolvimento dos colaboradores. Certo?
Uma empresa cuja cultura preza por uma boa liderança faz o que? Como ela mede a efetividade de sua liderança (grupo de líderes). Como ela mede a liderança de seus líderes (comportamentos observáveis)? Como ela garante que sua turma está sendo, afinal, bem liderada?
Te peguei, né?
Costumo dizer que para fazer a gestão da "cultura de liderança" precisamos entendê-la como predecessora da cultura de resultados. Se um CEO entender que é através da liderança que ele poderá tornar seus resultados exponenciais, ele vai querer medir isso de toda forma possível, da mesma forma que ele mede o churn ou a receita.
- Ele vai querer incluir perguntas sobre o líder direto nas avaliações de desempenho da turma. Ele vai querer separar o líder bom do líder ruim.
- Ele vai fazer querer ver efetivamente os indicadores de clima da empresa, se atentando muito aos aspectos de liderança.
- Ele vai querer ter certeza que nas reuniões de diretoria os temas de liderança serão endereçados, mostrando relevância do tema para todos.
- Ele vai saber as tendências de turnover por diretoria de cor e salteado.
E como conclusão convido você, leitor, a refletir um pouco sobre esse aspecto tríplice do termo liderança, e de como eles estão intrinsecamente interligados, sendo impossível termos uma liderança efetiva sem que cuidemos destes três aspectos simultaneamente.
- É preciso investir em treinamento para garantir que os gestores tenham acesso aos comportamentos observáveis de sua empresa. É preciso formar a liderança em aspectos comportamentais.
- É preciso investir em comunicação com o time, para garantir boa harmonia entre o grupo de líderes.
- É preciso medir a performance em clima e em desempenho dos aspectos de liderança, para que o tema tenha relevância corporativa.
Conte com parcerias e tecnologia para te ajudar!
Na GregHub temos módulos que auxiliam na gestão cultural, da comunicação e do treinamento de lideranças e muitos outros. Esses módulos contribuem com insights para que tenha “a pessoa certa no lugar certo”!